Paulo Freire era um educador do Brasil. Ele queria ajudar as pessoas a ler e escrever. Mas ele queria mais. Ele queria que as pessoas pensassem sobre o mundo. Ele criou um jeito novo de ensinar. Algumas pessoas gostaram muito do jeito de Paulo Freire. Mas outras não gostaram.
No Brasil, algumas pessoas não gostam de Paulo Freire. Eles pensam que ele era muito político. Eles não gostam da maneira como ele falava sobre o mundo. Paulo Freire falava sobre poder e justiça. Ele queria mudar a sociedade. Ele não gostava de desigualdade.
Paulo Freire é famoso em muitos lugares. Mas no Brasil, ele é muito polêmico. Algumas pessoas dizem que ele era contra o governo. Elas não gostam das ideias dele. Elas pensam que as ideias dele eram perigosas. Mas outras pessoas gostam muito de Paulo Freire. Elas pensam que ele ajudou muitas pessoas. Elas gostam das ideias dele sobre educação e sociedade.
Paulo Freire tinha ideias diferentes sobre educação. Ele escreveu muitos livros. Um livro muito conhecido é “Pedagogia do Oprimido”. Neste livro, Paulo Freire fala sobre um novo jeito de ensinar e aprender. Ele não gostava do jeito antigo. No jeito antigo, o professor fala e os alunos só escutam. Paulo Freire queria algo diferente. Ele queria que os alunos pensassem. Ele queria que eles fizessem perguntas. Ele queria que eles falassem sobre suas vidas.
“Pedagogia do Oprimido” é um livro famoso porque tem ideias novas. Paulo Freire diz que ensinar não é colocar ideias na cabeça das pessoas. Ele diz que ensinar é ajudar as pessoas a pensar. E quando as pessoas pensam, elas podem mudar suas vidas. Elas podem mudar o mundo.
A ideia principal do livro é esta: ensinar e aprender são coisas que todos fazem juntos. Não é só o professor que ensina. Os alunos também ensinam o professor. Todos aprendem juntos. Todos pensam juntos. E quando todos pensam juntos, coisas boas podem acontecer.
Paulo Freire queria que a educação ajudasse as pessoas. Ele queria que ajudasse as pessoas a ver o mundo de um jeito novo. Ele queria que a educação fosse uma coisa boa para todos. E muitas pessoas gostam das ideias de Paulo Freire. Elas gostam porque as ideias dele fazem elas pensarem. E isso é muito importante.
Eu gosto dos pensamentos e ideias de Paulo Freire. Professores têm oportunidade para fazer mudanças nas vidas dos seus alunos. Também concordo que professores e alunos podem aprender uns com os outros. Adoro ouvir o que os alunos têm a dizer e muitos deles confiam em mim.
Obrigado pelo comentário, Tina! Tenho o mesmo pensamento 🙂 E por isso adoro ouvir sua opinião!
obrigada por suas histórias! Eles ajudam muito meu português. Paulo Freire tem sido importante em minha jornada docente com meus alunos.
Eu que agradeço, Kim! E se quiser sugerir ou perguntar algo, sinta-se à vontade! É sempre bom ouvir sugestões de uma colega de profissão!
Paulo Freire escreve sobre : Conscientização
A ideia de que a consciência crítica vem antes da ação, e que os alunos devem tomar consciência das desigualdades sociais e tomar medidas para abordá-las.
Educação problemática
A ideia de que a aprendizagem deve ser uma combinação de teoria e prática, e que os alunos devem ser participantes ativos em seu próprio aprendizado.
Obrigado pelo comentário, Philip!