Your #1 Source of Exercises and Texts for Elementary and Intermediate Brazilian Portuguese

Descubra a origem do meme “tapa na pantera” e sua relação com a musa da marginália

 

Você já ouviu a expressão “tapa na pantera”? Se você for um internauta com experiência na internet brasileira, talvez reconheça esse meme. Um dos primeiros memes a viralizar. Até hoje desperta risos.

Imagine essa situação: Numa sala de estar qualquer, uma sexagenária[1] se senta confortavelmente em um sofá enquanto dá tragadas[2] em seu cachimbo de maconha.

Enquanto fuma, a senhora nos agracia[3] com sua leveza e bom humor. Conversa vai, conversa vem, ela nos relata sua experiência com a erva[4]. Ela chega a compartilhar que, apesar de fumar diariamente há trinta anos, não sofre de perda de memória e nem é viciada.

Para completar seu discurso nonsense, ela nos presenteia[5] com sua fala mais famosa, ao sugerir o que seria “dar um tapa na pantera”.

O tapa seria, na verdade, uma experiência transcendental que despertaria sua pantera interior. Esse despertar faria que enxergássemos as coisas para além do que elas aparentam.

O que nem todos sabiam é que, na verdade, o vídeo se tratava de um curta-metragem[6]. Por alguma razão, ele acabou indo parar acidentalmente no YouTube e se tornou uma febre. A senhora tão carismática era na verdade uma atriz de teatro muito famosa chamada Maria Alice Vergueiro.

Embora sua popularização tenha sido através da internet, a atriz já era reconhecida por sua atuação no teatro nacional.

Antes de iniciar sua carreira no teatro, Maria Alice foi pedagoga. Foi na Universidade que ela descobriu sua vocação para o teatro. Era uma questão de tempo até que abandonasse a pedagogia e se voltasse para[7] sua carreira na dramaturgia.

No passado, quando fazer teatro era uma atividade perigosa, a atriz se destacava por seus espetáculos em porões e casa noturnas. Tais espetáculos renderam-lhe sua alcunha[8], a “dama do teatro underground” ou a “musa do marginalia”.

A teatralidade de Maria Alice debochava[9] dos valores burgueses, apostava na exposição da sexualidade e fazia um estudo sobre a estética do grotesco. Tudo pensado sobre o viés[10] do teatro popular.

Para a tristeza de muitos, a atriz veio a falecer em decorrência de uma pneumonia em 2020, aos 85 anos. Apesar de sua vida dedicada as artes cênicas, foi no YouTube que Maria Alice pôde ser eternizada – para sempre no imaginário dos brasileiros como aquela que deu um tapa na pantera e no coração de seus espectadores.

 

Glossário:

[1] Sexagenária: pessoa que tem entre 60 e 69 anos de idade.

[2] Dar tragadas: aqui, fumar.

[3] Nos agracia: ela nos dá (como se de presente ou graça – favor imenso)

[4] A erva: aqui, a maconha.

[5] Nos presenteia: ela nos dá (como se de presente)

[6] Curta-metragem: filme de pouca duração, em geral sobre um tópico apenas. Normalmente dizemos “um curta”.

[7] Se voltar para: aqui, se concentrar em algo que anteriormente não se estava a fazer com intensidade. Depois da faculdade, me voltei para a música.

[8] Renderam-lhe sua alcunha: aqui, deram-lhe o título de… O fato de ele beber demais lhe rendeu a alcunha de beberrão.

[9] Debochava: aqui, desprezava, fazia pouco de.

[10] O Viés: maneira de julgar, agir ou pensar – relativamente distorcida. Ele tem um viés marxista na sua avaliação.

>